Livros de Papel Vs. E-Readers

Enquanto lia este post sobre Philip Roth fiquei inquieto com o seguinte comentário:
“Daqui a poucas décadas, a relação do público e do escritor com a cultura será     muito diferente. Não sei como será, mas os livros em papel vão acabar. Surgirá     outro tipo de literatura, com recursos audiovisuais e o que mais inventarem.”
Nos dias atuais é uma raridade ver alguém lendo um livro como há 10 ou 20 anos. As pessoas ainda estão lá mas o livro, que já foi o melhor companheiro pessoal, está sendo substituído pelos tablets, celulares, e-readers, etc. Será esse o caminho que queremos seguir?
A polêmica ecoa em torno do planeta, e nos EUA, que possui o maior mercado de livros do mundo, livrarias grandes fecham as portas pois são incapazes de competir com o livro digital. As vantagens do livro digital sobre o livro de papel são várias. Enumerando as mais importantes:
  • portabilidade: essa vantagem é matadora, só de pensar em andar com aquela pilha de livros, na escola, na universidade, no trabalho..., é de arrepiar os cabelos;
  • disponibilidade à Informação: um dispositivo do tipo e-reader hoje tem capacidade de disponibilizar mais obras que a maior biblioteca do mundo, com as informações indexadas em uma forma muito mais simples que qualquer controle bibliográfico feito por um profissional da área.
  • segurança: com a alta disponibilidade dos arquivos eletrônicos a segurança não poderia ficar por baixo. A assinatura digital, utilizada nos documentos eletrônicos, é infinitamente mais segura que a assinatura feita a punho por uma pessoa. Entretanto esse recurso requer custos e dependendo do caso, como em organizações governamentais, pode ser gasto uma certa fortuna.
Agora você deve estar pensando no impacto ecológico, e que os livros digitais são ecologicamente mais corretos, certo? ERRADO! Apesar de todos os produtos químicos utilizados na fabricação e da extração de madeira o livro de papel ainda é menos poluente que o livro digital. A madeira utilizada para fabricação de papel não tem ligação com a preservação das florestas, pois as madeiras das florestas não possuem a fibra ideal. Para a fabricação de papel os tipos de madeiras mais indicadas são o pinus e o eucalyptus. Estas árvores são um recurso natural renovável.
Pegando para o exemplo, vamos falar do famigerado tablet. Este é tão poluidor quanto um computador. Após alguns anos de uso vão para o lixo, gerando acúmulo de substância tóxicas. E as mineradoras hein? Devastando o meio ambiente, preferencialmente de 3º mundo, contaminam o meio com elementos muito poluentes. Alguns são bem conhecidos como o Chumbo, o Cádimo, o Níquel, o Mercúrio, o Zinco, etc. Esse e-lixo, em vez de ser reciclado, vai para para os países de 3º mundo onde são destruidos por trabalhadores, incluindo mulheres e crianças, em busca de metais que podem ser vendidos.
Podemos concluir que o grande problema é o consumismo, o homem contemporâneo está acostumado com o pensamento “Compro, logo existo”. A mídia brinca com nossos sentimentos o que nos faz gerar muito lixo sem pensar nos direitos das gerações futuras. Quando começarmos a consumir só o necessário, entenderemos o conceito de sustentabilidade.
   


Filme:
  • http://www.imdb.com/title/tt0910970/ - Wall-E


Links relacionandos:

  • G1: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL712770-6174,00-GANA%2BVIRA%2BDEPOSITO%2BDE%2BLIXO%2BTECNOLOGICO%2BDE%2BNACOES%2BRICAS%2BDIZ%2BONG.html
  • Época: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG67907-6014,00-MONTANHAS%2BDE%2BLIXO%2BDIGITAL.html

0 comentários:

Postar um comentário

 
 

Seguidores