Glossário

Acesso - Função arquivística destinada a tornar acessíveis os documentos e a promover sua utilização

Área-Fim - Atividades Intimamente relacionadas a missão de uma organização.

Área-Meio - Atividades que dão suporte as atividades finalisticas de uma organização, tais como contabilidade, administração de pessoal, aquisição de bens, entre outras.

Arquivo - Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, Independentemente da natureza do suporte. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística).

Arquivo Nacional - Instituição ligada ao Ministério da Justiça, responsável pela gestão documental da administração pública federal.

Arquivista - Profissional que trabalha com os arquivos e documentos arquivísticos produzidos, recebidos e / ou acumulados no decorrer das atividades de uma instituição, ou pessoa, visando promover uma gestão documental dentro das atividades.

Arquivologia - Área do conhecimento humano que estuda os arquivos e os documentos arquivísticos produzidos, recebidos e / ou acumulados no decorrer das atividades de uma instituição ou pessoa, visando estabelecer os princípios e práticas que devem ser seguidos nos arquivos.

Autenticidade - É a Capacidade de se provar que um documento é o que diz ser. (Macneil, 2000).

Bibliografia -  Catálogo das obras com suas referências de um autor ou de um ramo de saber humano.

Classificação -  Distribuição dos documentos por códigos.

Cópia - Reprodução de um documento, geralmente qualificada por sua função ou processo de duplicação. (Dicionário de Terminológia Arquivística).

Descrição - Utilização de características quantitativas e qualitativas, as quais definem algo.

Diplomática - Disciplina que tem como objetivo o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos. (Dicionário brasileiro de terminologia arquivística).

Documento - Qualquer objeto de valor documental (fotografias, peças, papéis, filmes, construções etc) que elucide, instrua, prove ou comprove cientificamente algum fato, acontecimento, dito etc (Dicionário Houaiss).

Documento de Arquivo - Informação registrada, Independentemente de suporte, produzida ou recebida e mantida por uma Instituição ou pessoa não decurso de suas atividades públicas ou privadas.

Documento diplomático - É o registro legitimado do ato administrativo ou jurídico, conseqüência, por sua vez, do fato administrativo ou jurídico.

Dossiê - Documento não-diplomático informativo; Unidade documental na qual se reunem informalmente documentos de natureza diversa com uma Finalidade específica. (BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e Tipológica de Documentos de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002).

Entidade produtora - Instituição que detém a posse física e/ou digital do documento.

Espécie Documental -  É a configuração que assume um documento de acordo com a disposição ea natureza das informações nele contidas. (CAMARGO e BELLOTTO apud BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise Tipológica de Documentos de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002).

Gênero documental - Reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e a forma de registro da informação, como documento audiovisual, documento bibliográfico, documento cartográfico, documento cinematográfico, documento iconográfico, documento eletrônico, documento micrográfico, documento textual. (Dicionário de Terminológia Arquivítica).

Plano de Classificação -  Esquema de distribuição de documentos em classes elaborado de acordo com o estudo da estrutura, das Funções e atividades de uma empresa e dos Documentos Produzidos No decorrer de suas atividades.
 
Série - Subdivisão do quadro de arranjo , que corresponde a uma seqüência de documentos relativos à mesma função, atividade, tipo documental ou assunto. (Dicionário de Terminológia Arquivística).
 
Terminologia -  Conjunto de termos particulares de uma ciência, de uma arte, de um ofício ou profissão; nomenclatura.
 
Tipo Documental - A denominação que recebe o documento de acordo com uma função para um qual ele foi criado.
 
Tipologia Documental - Estudo dos tipos documentais.
 
Veracidade - São características que definem o documento como verdadeiro.
 
 

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