Documentos idênticos X Proveniências diferentes


Atividade referente ao dia 2 de Setembro de 2011.
No último encontro capital, fizemos observações de diversos documentos e em nossos corações brotou a polêmica/dificuldade de analisar-se documentos considerando apenas seu conteúdo, visto que na oportunidade, vimos documentos com conteúdos idênticos, entretanto provenientes de séries/fundos distintos. Pois bem, o que pensar nesta hora? Neste momento evocamos as bases das teorias/ciências da informação que diz: “ 'a informação somente pode ser definida dentro do cenário e não fora dele.'(MAHLER, 1997, in: CAPURRO, 2007. p 164). Em outras palavras, a informação não é um elemento observável puro, mas um construto teórico. É um dado interpretado.” (CAPURRO, 2007. p. 164).
Ou seja, a análise da informação (leia-se documento) perpassa, necessariamente, pelo conhecimento de seu contexto. Mais que isso, os próprios princípios fundamentais da arquivística (proveniência, unicidade, organicidade, indivisibilidade), exaltam o contexto. Assim: “Levando-se em conta estes princípios, em definitivo, o documento de arquivo faz parte de conjuntos (…) da mesma proveniência, únicos, orgânicos e indivisíveis, vindo a ser, individualmente, um suporte modificado por um texto (a informação) que lhe foi aderido e que foi produzido/recebido por uma entidade ou indivíduo em relação a uma atividade em relação a uma atividade, e que se emprega para dispor, obrigar, conceder direitos, comunicar, provar informar ou testemunhar (VAZQUEZ, 1988.in: BELLOTTO, 2002, p. 24).
Portanto a análise documental adequada nos leva a crer que o documento é um elemento pontual (visão micro) que possibilita a visão do todo (visão macro), pois “informação intrinsecamente um dispositivo conceitual conectando o local, o local ao global” (MATSUNO, 1998. in: CAPURRO, 2007. p. 2007). É dessa maneira é indispensável conhecer os cenários os quais aquele documento está inserido. Pois a análise poderá ser superficial ou quiça equivocada.

BELLOTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial do Estado, 2002.
CAPURRO, Rafael. O conceito de Informação. Perspectiva em Ciência da Informação. v. 12, n. 1. p. 148 – 207.

0 comentários:

Postar um comentário

 
 

Seguidores